Exposição ao sol, acne e idade podem deixar a pele irregular, enrugada, manchada ou com cicatrizes. Se você quiser que sua pele pareça mais suave e jovem, considere o peeling químico, que utiliza uma solução química para suavizar a textura da pele, removendo as camadas exteriores danificadas
Embora peelings químicos sejam utilizados principalmente na face, também podem ser usados para melhorar a pele no pescoço, nas mãos e braços.
É Possível melhorar:
» A acne ou cicatrizes de acne,
» Manchas senis,
» Rugas,
» Sardas,
» Pigmentação irregular da pele,
» Pele áspera e descamativa,
» Cicatrizes,
» Pele danificada pelo sol.
Soluções químicas são cuidadosamente aplicadas na pele para melhorar a textura, removendo camadas exteriores danificadas. Os produtos químicos usados são ácido tricloroacético e ácidos alfahidróxidos. Cada um tem uma finalidade diferente. A fórmula utilizada pelo seu médico será ajustada para atender às suas necessidades específicas.
Peelings superficiais
Melhorias sutis no início, mas com melhora gradual com tratamentos adicionais.
Se você tem pigmento irregular, ressecamento, acne ou rugas superficiais, o peeling químico superficial pode ser a escolha certa.
Este tipo de peeling remove apenas a camada exterior da pele (epiderme) com uma esfoliação leve, resultando num brilho saudável. O médico irá utilizar uma combinação de ácidos alfa hidróxidos e beta hidróxidos, tais como ácido glicólico, ácido láctico, ácido salicílico e ácido mandelico, pirúvico, entre outros. Todos estes produtos químicos são brandos. Você pode repetir estes tratamentos semanalmente, até 10 semanas, para alcançar os resultados desejados.
É provável que você apresente certa vermelhidão, descamação da pele, ardor e irritação. Após tratamentos repetidos, estes efeitos secundários, provavelmente, diminuem.
No dia do peeling:
» Seu rosto deve estar limpo,
» A solução química é espalhada em sua pele e permanece por até 10 minutos. Você pode sentir leve ardor,
» O peeling químico é, então, removido e neutralizado.
Peelings médios
Sua pele terá uma aparência mais suave
Cicatrizes de acne, rugas mais profundas e tonalidade desigual da pele podem ser tratadas com um peeling químico médio.
Os produtos químicos utilizados para este tipo de peeling irão remover as células epiteliais tanto da camada exterior da pele (epiderme) quanto da parte superior da sua camada média (derme). O médico irá utilizar o ácido tricloroacético, por vezes usado em combinação com o ácido glicólico e AC. Retinóico.
» Seu rosto deve estar limpo,
» A solução química é espalhada em sua pele e deixada por apenas alguns minutos. Você pode sentir leve ardor,
» A área tratada pode apresentar aparência cinza esbranquiçada,
» Os produtos químicos são neutralizados com compressas salinas frias,
» A pele pode ficar vermelha ou marrom nos dias subsequentes ao peeling. Pode levar até seis semanas para que o resultado apareça.
O peeling químico médio pode ser realizado a cada 6 - 12 meses.
Considerações:
É preciso compreender que todos os peelings químicos apresentam alguns riscos e incertezas. Geralmente, é um procedimento muito seguro quando realizado por um profissional medico qualificado e experiente.
Acontece, raramente, mas pode haver infecção ou cicatrizes.
Para pessoas com determinados tipos de pele, há risco de mudança de cor da pele de forma temporária ou permanente. O uso de anticoncepcionais, gravidez ou histórico familiar de descoloração acastanhada na pele pode aumentar a possibilidade de desenvolvimento de pigmentação anormal.
Se você já teve herpes labial, há um pequeno risco de reativação. Certifique-se de informar o seu médico, pois ele pode prescrever medicação antes e, imediatamente após, a realização do peeling químico, a fim de evitar o reaparecimento. Informe seu médico se você tiver histórico de quelóides ou quaisquer tendências incomuns de cicatrizes.
Você não é um bom candidato ao peeling químico se tiver:
» Histórico de pele com cicatrizes,
» Pigmentação anormal,
» Origem negra ou asiática.